Economia

“Temos um impacto brutal nas pessoas”

9 março 2019 9:30

Guy Villax na Hovione, em Lisboa, junto a uma fotografia do pai, Ivan Villax, químico e um dos fundadores da empresa

antónio pedro ferreira

Entrevista a Guy Villax, Administrador-delegado da Hovione

9 março 2019 9:30

Fazer a diferença. É esta a premissa que guia a conversa com Guy Villax, que há 22 anos lidera a Hovione, empresa química especializada em produtos farmacêuticos.

“Um em cada dois comprimidos para curar a hepatite C sai das nossas fábricas. Isso deixa-me muito orgulhoso, por fazer parte de um medicamento que faz a diferença”, refere o administrador delegado, acrescentado outros exemplos, como a participação da Hovione no desenvolvimento de fármacos para a fibrose quística, uma “doença genética horrorosa”, rara, que encurta muito a esperança média de vida dos doentes e que implica grande sofrimento. O projeto teve sucesso e foi feito em conjunto com uma companhia de Boston, nos EUA, geografia onde foi descoberto um outro medicamento inovador para a leucemia mie­loide aguda, para o qual também contribuiu a tecnologia portuguesa. “É uma indústria com um impacto brutal na vida das pessoas.”

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)